No fim de semana de 31 de Janeiro a 02 de Fevereiro, eu e um grupo de mais 10 raparigas estivemos a fazer voluntariado na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova. Acompanhadas pelas Irmãs Hospitaleiras, por quem fomos muito bem recebidas, e com quem vivemos momentos de oração, partilha, escuta e de divertimento.
Para mim, fazer voluntariado nesta casa foi sobre conhecer um novo lado da minha pessoa que raramente era demonstrado no meu dia-a-dia: o que ouve e ajuda só pelo bem. Estou sempre distraída na minha “vidinha” e no stress do quotidiano, preocupada com problemas de 1° mundo, que poucas vezes me lembro da importância de olhar para o próximo, de o escutar, como Jesus nos ensinou.
Conhecer e partilhar momentos com as pessoas assistidas foi o que me encheu o coração. Houve até uma senhora que me marcou profundamente, uma vez que, embora não falasse e a mobilidade fosse reduzida, sempre que eu chegava ao pé dela, falava com ela e lhe dava a refeição, ria-se e esboçava um sorriso de orelha a orelha. Posso dizer que foram dias em que o meu objetivo era, em cada momento, colecionar sorrisos, ajudando o próximo, sem pedir nada em troca, porque, na verdade, era o que mais me alegrava. Foram mesmo dias especiais!
Para além disso, o sentimento de união e de entre ajuda que o grupo de voluntárias desenvolveu foi algo de espetacular, dado ao facto de metade de nós não nos conhecermos. Logo nas primeiras horas do acolhimento já nos divertíamos e partilhávamos vivências como se fôssemos amigas há anos. Assim, estes dias tornaram-se também dias de saber trabalhar em equipa e promover um bom ambiente.
É por isto, e por tudo o que vivi naquele lugar, o que é impossível de transmitir a 100%, que recomendo a toda a gente fazer voluntariado nesta casa, onde a felicidade é partilhada com todos, porque, quando é assim, a mensagem é recebida por qualquer um, independentemente das suas limitações.
Mariana Pereira