background

Quem somos

A Juventude Hospitaleira (JH) é um movimento eclesial, de âmbito nacional, que congrega adolescentes e jovens, entre os 13 e os 35 anos, conhecidos por Jovens Hospitaleiros.
Nasceu a 1 de Janeiro de 1988, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD) e da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ), com jovens cujas experiências de ajuda, dedicação e serviço ao próximo, tinham marcado as suas vidas.


Na JH, os jovens aprendem a solidariedade humana e entram num itinerário de evangelização e educação na fé cristã, para poderem ser membros ativos da Igreja e construtores de um mundo mais humano, solidário e cristão.

O programa de atividades compõe-se de educação na fé e de formação integral. O tema global, com o slogan identificativo, escolhido para cada ano pastoral sintetiza a proposta que a JH faz aos jovens. A escolha acompanha as orientações da Igreja, a sensibilidade dos jovens e a espiritualidade hospitaleira. Em cada ano elabora-se um programa, parte do qual é inspirado pelo tema escolhido. 


O programa anual contempla uma vasta gama de atividades e experiências que exigem diferentes níveis de compromisso: Campo de Férias, Fim de semana hospitaleiro, Curso de formação, Caminhada, Acampamento, Retiro espiritual, Carnaval hospitaleiro, Páscoa hospitaleira, Natal hospitaleiro, Dia hospitaleiro, R’Hospitalidade, Experiência de comunidade, Voluntariado missionário, entre outras.

Princípios da Juventude Hospitaleira

Como ação de pastoral juvenil católica, a JH está alicerçada em quatro ideias-força que a sustentam e caracterizam os seus programas e projetos. São princípios que identificam a sua dimensão carismática e a sua peculiaridade: Deus, Igreja, Pessoa, Discípulo.

O Deus hospitaleiro

O Deus que anunciamos e testemunhamos aos jovens é uma Comunidade: Um Pai rico em misericórdia, louco de amor, terno e compassivo, que conhece e chama a cada pessoa pelo seu nome. Jesus Cristo, divino samaritano que agiu como terapeuta e médico da humanidade sofredora, com um amor especial pelos marginalizados e excluídos, com os quais se identifica. Espírito Santo, presença viva e atuante no mundo, luz e força para o caminho de hospitalidade.

Igreja, Povo de Deus

A Igreja é uma comunidade de discípulos de Cristo, que nasce da Páscoa de Jesus de Nazaré, proclama a fé no Senhor Ressuscitado, escuta e acolhe a Palavra de Deus, celebra a Eucaristia, ora em comum e é solícita na ajuda fraterna, especialmente aos pobres e doentes.

Pessoa, imagem do criador

A JH considera a pessoa humana imagem de Deus e chamada à plena realização humana e transcendente; um ser livre e responsável pela própria história, digno diante de Deus e da humanidade, qualquer que seja a sua situação. A pessoa humana é também limitada, débil, pecadora, mas capaz de abrir-se à ação sanadora de Deus transformando-se, por sua vez, em samaritana dos seus irmãos nos quais reconhece a «imagem viva de Jesus».

Discípulo de Jesus

Com a inscrição na JH, o Jovem Hospitaleiro entra num caminho orientado para o discipulado cristão. Este processo de evangelização proporciona meios e instrumentos para que possa iniciar-se e/ou avançar no conhecimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho até chegar a optar por Ele, como único senhor e mestre da sua vida.