background

Caminho de ser JH

1.

A Juventude Hospitaleira começa o percurso aos 13 anos, com o início marcado pela participação em alguma atividade ou pela manifestação da vontade de viver a hospitalidade. 

2.

O jovem deve inscrever-se no Movimento, através do site. Com esta inscrição, ser-lhe-á atribuído um número e enviado um cartão, que servirá de identificador nas várias atividades.

3.

Assim que o jovem sentir necessidade, pode ser convidado ou pode expressar a vontade de ser acompanhado pessoalmente. Este acompanhamento acaba por ser uma conversa informal de apoio de diversas situações, quer sejam elas pontuais/momentâneas ou permanentes.

4.

A partir dos 18, o jovem poderá integrar o MARALTO, um percurso vocacional fundado na vivência da hospitalidade que pretende ajudar no discernimento e aprofundamento das variadas vocações.

5.

Depois de algum crescimento na JH (com 18/19 anos) o jovem pode manifestar ou ser convidado para integrar uma equipa de animação, pelo que deve empenhar-se para viver ao máximo este percurso de aprendizagem e de serviço na hospitalidade. O jovem terá oportunidade de participar em formações para se sentir preparado para interagir e liderar atividades.

Grupos de Carisma Hospitaleiro

Os jovens adultos que querem continuar a viver a hospitalidade na sua vocação e profissão, e que sentem exigências de formação, partilha e compromisso ajustadas à sua situação, são convidados a aderir aos Grupos de Carisma Hospitaleiro. Estes grupos reúnem-se regularmente para partilhar a fé e a vida e ajudar-se mutuamente a caminhar no ideal proposto; criam as suas regras de pertença e participação e acolhem outros jovens, mesmo que não tenham passado pela JH..

Famílias Hospitaleiras

As Famílias Hospitaleiras nasceram de jovens que tendo experimentado a hospitalidade na JH quiseram continuar a vivê-la, agora dentro da vocação matrimonial que os constitui família na Igreja. 
Têm uma organização própria: assumem, anualmente um compromisso de família cristã, reúnem-se geralmente duas vezes por ano, para formação e partilha, e mantêm entre si uma relação de proximidade fraterna com o intuito de fortalecer a chama do ideal e ajudar-se mutuamente nas ocasiões felizes e nas dificuldades da vida.

Voluntariado Missionário

Denomina-se voluntariado missionário, o projeto realizado dentro ou fora do país, particularmente em Moçambique, Angola ou Timor, em Instituições de saúde e promoção social, tanto sob a responsabilidade das Irmãs Hospitaleiras como dos Irmãos de S. João de Deus, como manifestação de um verdadeiro compromisso cristão. A JH forma previamente os jovens que despertam para a missão e acompanha-os nos projetos de solidariedade que desenvolvem nesses lugares, segundo as suas capacidades e as necessidades locais. A OH e HSC assumem o papel de tutela carismática e de responsabilidade social.

Vida Consagrada e Sacerdotal

Neste itinerário de hospitalidade, alguns jovens descobrem Jesus Cristo como único tesouro das suas vidas, a pérola preciosa pela qual vale a pena deixar tudo, e optam pela vida consagrada ou pelo sacerdócio. Depois de alguma experiência e um primeiro acompanhamento necessário, a JH orienta esses jovens para continuarem o discernimento vocacional com a Congregação ou Ordem em que, possivelmente, venham a responder ao chamamento de Deus.