background

Caminho de ser JH

1.

A Juventude Hospitaleira começa o percurso aos 13 anos, com o início marcado pela participação em alguma atividade ou pela manifestação da vontade de viver a hospitalidade. 

2.

O jovem deve inscrever-se no Movimento, através do site. Com esta inscrição, ser-lhe-á atribuído um número e enviado um cartão, que servirá de identificador nas várias atividades.

3.

Assim que o jovem sentir necessidade, pode ser convidado ou pode expressar a vontade de ser acompanhado pessoalmente. Este acompanhamento acaba por ser uma conversa informal de apoio de diversas situações, quer sejam elas pontuais/momentâneas ou permanentes.

4.

A partir dos 18, o jovem poderá integrar o MARALTO, um percurso vocacional fundado na vivência da hospitalidade que pretende ajudar no discernimento e aprofundamento das variadas vocações.

5.

Depois de algum crescimento na JH (com 18/19 anos) o jovem pode manifestar ou ser convidado para integrar uma equipa de animação, pelo que deve empenhar-se para viver ao máximo este percurso de aprendizagem e de serviço na hospitalidade. O jovem terá oportunidade de participar em formações para se sentir preparado para interagir e liderar atividades.

6.

Por volta dos 23 anos, existe a possibilidade de integrar os Jovens Adultos Hospitaleiros, um grupo com caraterísticas de crescimento na fé e no serviço mais profundas, mas em que o cordão continua a ser a hospitalidade. (a partir dos 35 anos, a inscrição está condicionada ao consentimento da coordenação)

Famílias Hospitaleiras

É um grupo de famílias cristãs onde os ex-JH’s continuam a viver a hospitalidade num contexto familiar e comunitário.

Vocação Especial de Consagração

O jovem aceita o chamamento de Jesus a uma vida de total entrega a Deus e aos irmãos. 

Ex-JH's

Vivência da hospitalidade como ex-JH num projeto de vida de serviço

Missão de Voluntariado Hospitaleiro

Os jovens partem em serviço numa missão com as Irmãs e com os Irmãos Hospitaleiros e têm um projeto específico que responde a necessidades próprias da altura e do local do destino.