Orivaldo Neves

“A alegria, antídoto de um mundo novo”

Crónica de Junho de 2023

Falar deste tema no momento de guerra em que vivemos pode ser contraditório, mas afirmo com toda a veemência que é a falta de alegria que provoca a guerra e todas as barbáries que têm vindo a ameaçar a própria humanidade. O homem infeliz e insatisfeito é a arma mortífera que tem atacado constantemente o nosso próprio planeta.
Proponho este tema porque é importante ser feliz, porque somos criados para a felicidade e não à infelicidade. Foi por isso que Deus nos criou homens e mulheres livres; se fosse o contrário, de que valia a felicidade? A alegria é a arma contra todas as injustiças, marginalizações e todos os estigmas que nós vemos na nossa sociedade. A grande pergunta que sobressai e que vos convido a meditar é: quando é que deixei alegre o meu próximo?

Falar de alegria hoje pode parecer uma utopia porque muitas pessoas vivem numa miséria existencial, vivem nas bermas das estradas. É claro, sempre que falo de alegria acabo por trazer Deus, porque Ele é a razão da nossa própria alegria. É Deus que nos dá a alegria de viver, Ele convida-nos a exultar de alegria como exultou Jerusalém, a cidade eterna.

Quando proponho falar deste tema, não falo da alegria passageira, efémera; falo da alegria eterna, aquela que fez saltar o menino João Baptista no ventre de Isabel com a solene saudação das duas primas, falo da alegria do cego de Jericó quando se viu curado da tristeza interna que o impedia de ser feliz, falo da alegria da mulher que, ao tocar na orla do manto de Jesus, se sentiu imediatamente curada. É destes tipos de alegria que vos convido a viver: em plenitude, sem meias medidas.

Convido-vos a aprofundar este tema tão atual e tão necessário na querida exortação apostólica “Gaudete et Exultate”, ou, “Alegrai-vos e Exultai”, do Santo Padre, o Papa Francisco. É um chamamento à santidade no mundo atual. Esta alegria a que o Papa nos convida é para que um dia saboreemos o cálice da nova e eterna aliança, junto de Deus Pai. Ser alegre é construir um mundo novo, um mundo capaz de redescobrir o olhar misericordioso do nosso Deus.  Sê alegre e difunde a alegria onde estiveres!

Orivaldo Neves. Natural de Cabo Verde, vive em Portugal há alguns anos, atualmente em Lisboa. É licenciando em Teologia, estando agora no aspirantado da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, na Casa de Saúde do Telhal. Faz parte da Juventude Hospitaleira há já alguns anos, vivendo a hospitalidade no dia-a-dia junto dos utentes das Casas Hospitaleiras, mas também na Unidade de São Rafael, onde se encontra a fazer um estágio. É apaixonado pelos livros e também pela escrita, paixão essa que adquiriu já com 18 anos. Gosta de belas aventuras e também de viver o presente ancorado em Deus.