Cartas de Amor

Cartas de Amor
Dinâmica para nos tornar mais próximos!

Olá Jovens!

 

Neste tempo de pandemia, vemo-nos forçados ao distanciamento social, que também afetou a nossa relação com os utentes das Casas de Saúde, de quem já temos muitas saudades!

 

Porque estas longe fisicamente não quer dizes que estejamos longe pelo coração, a Juventude Hospitaleira recuperou o nome “Cartas do Amor” para propor a todos os jovens hospitaleiros ( e outros jovens que eles queiram convidar a participar) e lança agora esta nova atividade que procura diminuir as distâncias entre utentes e jovens.

 

“Cartas do Amor” é um convite à correspondência entre jovens e utentes dos Centros Hospitaleiros, com o objetivo primeiro de poder alegrar os utentes e dizer-lhes que não nos esquecemos deles.

 

Então como funcionará? Bem, basta que tu, jovem, sozinho ou em grupo, decidas escrever uma carta aos utentes de uma Casa de Saúde Hospitaleira, ou de uma das Unidades de determinada Casa de Saúde, e enviá-la preferencialmente por CTT (mas também pode ser via email) para as moradas que serão disponibilizadas

 

Nesta atividade não te convidamos a escrever apenas para um ou dois determinados utentes, embora o possas referir brevemente. E porquê? Porque esta pandemia está a afetar todos e seria contraproducente que uns utentes recebessem cartas e outros não. Não é esse o objetivo. Até porque as atividades da Juventude Hospitaleira nunca são para este ou aquele utente, mas para todos os utentes de cada Centro.

 

E o que escrever? Bem, tu lá saberás! Mas convidamos-te a não te esqueceres da Hospitalidade e do amor que este carisma nos faz transmitir aos que mais precisam. Às vezes basta uma história sobre algo que nos aconteceu ou está a acontecer nas nossas vidas, neste tempo.

 

E haverá resposta? Esperamos que sim. O que queremos é que também eles possam, em conjunto, participar nesta dinâmica e possam responder a quem lhes envia uma “Carta do Amor”. Como sabes, nem em todas as situações isso será possível, e isso não deve te impedir de continuar a enviar as tuas próprias cartas e mensagens.

 

E agora? Basta te inspirares, escolheres um dos Centros segundo a informação em seguida, e escreveres!

 

Ser quiseres, poderás voltar a usar os blocos das “Cartas do Amor” que a Juventude Hospitaleira editou há algum tempo. Podes sempre solicitar à sede, se precisares, pois ainda temos alguns.

 

Porque queremos que a Hospitalidade continue bem presente no mundo, apesar das dificuldades, contamos contigo!

 

Levanta-te, e vive a Hospitalidade!

 

*******************************************************************

Informação Adicional:


Se queres enviar cartas para as casas dos Irmãos de São João de Deus, reencaminha as tuas cartas para a seguinte morada, que depois será direcionada: 


À Pastoral Juvenil e Vocacional da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus

Ao cuidado de (nome da casa de saúde e Unidade)

Instituto de S. João de Deus

Rua São Tomás de Aquino, 20,

1600-871 LISBOA, PORTUGAL.

 

As mensagens via email deverão ser enviadas para o email: pjv@isjd.pt, com a indicação do Assunto da seguinte forma: Cartas do Amor, ao cuidado de (nome da Casa de Saúde), Unidade (nome da unidade).

 

Se queres enviar cartas para as casas das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, reencaminhas as tuas cartas para: 

 

Casa de Saúde da Idanha

Ao cuidado da Ir. Fernanda Caetano 

Rua Bento Menni, nº 8 

2605-077 Belas

 

Casa de Saúde Bom Jesus

Ao cuidado da Ir. Laurinda Faria

Rua Dr. Antonónio Alves Palha, nº 2 - Nogueiró 

4715-308 Braga

 

Casa de Saúde Camara Pestana

Ao cuidado da Ir. Mariana Camacho

Rua do Lazareto, nº 125

9060-021 Funchal 

Terça, 7 de Julho de 2020