São Ricardo Pampuri

São Ricardo Pampuri
Conhece a história de um homem trabalhador de causas e de pessoas!

Dia 1 de Maio... Dia do Trabalhador (que pode ser recordado São José Operário) mas também Dia de São Ricardo Pampuri!

Ricardo Pampuri, alcançou a santidade em 33 anos de vida!  Nos primeiros anos de vida em Trivolzio e Torrino, durante os estudos secundários e universitários em Milão e Pavia, na frente ítalo-austríaca durante a primeira guerra mundial, e depois em Morimondo, como médico municipal, deixou em toda a parte vestígios de piedade e de amor pelos pobres.

Ao convite do Senhor ele, dotado de fé e caridade profunda, respondeu com alegria, doando-se completamente a Cristo pobre, humilde e casto. Vítima de uma doença contraída em zona de guerra, ao abraçar o carisma de São João de Deus, conseguiu dar plenitude ao seu desejo de anunciar e testemunhar aos doentes o Evangelho de Cristo crucificado e ressuscitado.

O testemunho deste jovem médico- cirurgião indica que a união com Deus deve alimentar constantemente a vida religiosa e a actividade apostólica. Ricardo Pampuri, médico apaixonado pela sua missão entre os doentes, propõe que se ame a própria profissão e se viva como vocação. Ele, que no cuidado dos que sofriam jamais separou ciência e fé, empenho civil e espírito apostólico, convida todos os profissionais a terem sempre em conta a dignidade da pessoa humana, para exercerem o «dever quotidiano» com o espírito do bom Samaritano.
O testemunho que deu na doença, que o levou à morte, encoraja todos os que sofrem a não perderem a confiança em Deus; antes, exorta-os a acolher também na prova o projecto de amor do Senhor. Celebremos com hospitalidade este testemunho de jovialidade e serviço aos irmãos!

 

São Ricardo Pampuri, rogai por todos nós!

Quinta, 30 de Abril de 2020