São João de Deus está vivo!

Nos passados dias 25, 26 e 27 de março de 2022, teve lugar na Casa de Saúde de Barcelos a atividade “Exercícios Espirituais Hospitaleiros”, promovida pela Juventude Hospitaleira. Esta foi a minha primeira experiência neste Movimento, que nos ensina a alegria de Servir o Outro em fraterno abraço com o Carisma Hospitaleiro de São João de Deus. E que experiência!!!
Foram dias interiormente riquíssimos. Mais um importante passo no caminho de discernimento pessoal e espiritual de todos aqueles que se desafiaram a viver estes momentos, entregando-se de coração puramente aberto. A partir de diferentes passagens da Sagrada Escritura, e da leitura de outros tantos poemas e narrativas que nos apelavam à reflexão, ofereceu-se a cada um a possibilidade de estar em contacto com o seu íntimo, mas também em comunhão com todos aqueles que consigo privaram durante estes dias.
Para mim, este Retiro convidou-nos a deixar de lado o frenesim da rotina, do dia-a-dia… a parar. A respirar. A contemplar. A estar. A Ser, “Simplesmente Ser”. Em oração e serviço. E é tão bom quando nos esvaziamos de nós mesmos e nos enchemos dos outros… somente dos outros. E de Deus. E de São João de Deus. E, sem sabermos, de nós novamente nos enchemos com e pelo Outro. Com e pelos residentes, que são a alma destas Casas de Saúde. A razão de tudo.
Pessoas que, olhando-me pela primeira vez, abraçaram-me como se há anos me conhecessem.
Com confiança, acolhimento e hospitalidade. Eles mesmos, sem o saberem, são verdadeiros frutos de hospitalidade e, por isso, seres imensuravelmente especiais. Não pela diferença que o mundo que não os conhece teima em colocar-lhes, mas pela semelhança que todos partilhamos na dignidade de Pessoa Humana e como filhos de Deus. Que oportunidade bonita de crescer representou, para mim, este fim-de-semana. Obrigada a quantos contribuíram para isso! Exercícios Espirituais Hospitaleiros?! “O teu nome é e só podia ser Amor.” (Dom Hélder Câmara).


Maria Eduarda Barbosa